sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Quando cai o raio" de Meg Cabot







Título: Quando cai o raio
Tradução de: When lightning strikes
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2011




        Quando cai o raio, isso só pode significar problemas - como Jessica Mastriani descobre ao ser pega de surpresa com sua melhor amiga Ruth em uma tempestade. Não que Jess tentasse evitar confusões, pelo contrário. Afinal, ela sempre acaba envolvida em brigas com o time de futebol e presa na detenção por meses sem fim...
       Pelo menos isso tinha seus pontos positivos, como se sentar ao lado de Rob, o motoqueiro mais gato da escola!
      Mas dessa vez o problema é sério... Porque, de alguma maneira, ao voltar para casa sob aquela tempestade, Jessica se vê com um talento inédito. Um incrível poder que pode ser usado para o bem... ou para o mal.





       Muito bom estar de volta com resenha de livro da Meg! Depois de uma temporada lendo livros em inglês, devorei "Quando cai o raio" em dois dias, enquanto de férias aqui na deliciosa Diamantina-MG. 

      No primeiro volume da série "Desaparecidos", Meg Cabot nos traz o relato da adolescente Jess, que foi atingida por um raio e de repente começou a sonhar sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas. 

      Com muito bom humor e desenvoltura, Jess narra os acontecimentos que seguiram à queda do raio. Enquanto descreve sua rotina de escola, confusões, horas na detenção, paixonite e relacionamento familiar, Jessica deixa transparecer seus sentimentos e conflitos interiores, e, o que era para ser um relato objetivo, destinado ao FBI, se transforma em um tipo de diário pessoal. 

       Sem querer entregar nenhuma surpresa da estória, vou falar sobre os pontos positivos e negativos do livro. Primeiro quanto à narrativa: em primeira pessoa, desde o início explicada como sendo um relato ou "declaração" de Jessica, que é uma ótima narradora, já que sempre entrega seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, fazendo o leitor rir muito. Jess é espontânea e isso faz sua narrativa ser leve mesmo quando ela trata de assuntos sérios. Me apaixonei por mais essa protagonista criada pela Meg!

        Os demais personagens também contam como ponto positivo para o desenvolvimento da narrativa. Os irmãos de Jessica, seus pais, sua melhor amiga, o pessoal da detenção, a atendente do "disque-desaparecidos". Acho que a maneira como Jessica os introduz em seu relato faz com que gostemos mais de alguns e menos de outros. Com isso quero dizer que é a Jessica, com seu jeitinho, que faz todos parecerem importantes, não a autora do livro, se é que vocês me entendem. 

         Me parece que os únicos pontos negativos são que vou ter que esperar pela continuação da trama, e que, como o livro original foi lançado nos EUA em 2001, é uma sacanagem eu só ter descoberto essa série em 2011! Um ultraje! 

          Lá vai a Meg Cabot me levando todos os elogios e estrelinhas possíveis... de novo!








7 comentários:

  1. Meg Cabot sempre manda bem, isso é um fato. Amo o jeito dela escrever, as personagens, e parece que esse livro não foge à regra.
    Sou doida pra ler essa série há muito tempo, desde que vi no site oficial da Meg pela primeira vez e li a sinopse. Espero que eles não demorem para lançar as sequências... (apesar que eu ainda tenho que terminar de ler os d'A mediadora, então pra mim não vai fazer mta diferença, mas é sempre bom saber que os livros já estão disponíveis).
    Enfim, ótimo post, mais um pra lista - pra variar.
    xoxo

    P.s. Só eu que não gostei muito dessa capa? achei a americana (da menina numa moto) bem mais bonita.

    ResponderExcluir
  2. O livro eu li em inglês e super fofo XD
    Jessica é hilária!
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho q sou um dos poucos cristãos q ainda não leu Meg Cabot. Fiquei extremamente empolgado com sua resenha... já está em minha listinha.

    ResponderExcluir
  4. Eu já queria ler esse livro, agora então... XDDD'

    Não fiquem me assanhando, meninas! hahaha'

    Adorei teu blog e já to seguindo, querida!

    Se puder, visite o meu:
    http://o-diario-literario.blogspot.com

    Abracinho! @stehpradella

    ResponderExcluir
  5. NUnca li Meg Cabot! Gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  6. Bom, preciso ler o primeiro volume primeiro!rsrs
    adoro esse jeito descontraido que a Meg tem de contar suas histórias!ótima resenha! Bjs!

    Mari
    Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas ele tá na minha lista! Espero gostar dele...
    li poucos livros da Meg, mas esse, com certeza, será o próximo!

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.