quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Destino" de Ally Condie








Título: Destino
Tradução de: Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011






          Em "Destino", primeiro livro de uma trilogia, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.
       Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
 
 
 
 
 
          Com tanta divulgação nas redes sociais, eu não sabia mais o que fazer de tanta ansiedade para colocar minhas mãos em "Destino"! Tendo lido o livro - fazendo muitas pausas, confesso - simbora falar o que achei. 

          No começo do livro a estória me prendeu bastante. Gostei da narrativa de Cassia, de sua honestidade e simplicidade. E tenho que admitir que ela fez um ótimo trabalho ao descrever seu melhor amigo, Xander. Ele é um garoto apaixonante. Sem entrar em detalhes sobre a aparência física do rapaz, somente através de diálogos, Xander vende seu peixe perfeitamente. Com isso, quero dizer que, como leitora, sentia o quão fofo e carinhoso, e amigo e gentil e tudo de bom Xander é. Talvez a autora devesse ter colocado mais defeitos em Xander, porque, quando o outro garoto, Ky, entra na vida de Cassia, por mais que ela descrevesse ele como lindo e misterioso, eu sempre torcia pelo Xander. 

           É compreensível que a protagonista sinta dúvidas quanto ao seu par independente de quem estivesse na jogada, uma vez que a Sociedade tira dos cidadãos qualquer direito de escolha. Eu conseguia entender o dilema de Cassia, mas mesmo assim  não consegui entender sua escolha. Acho que cada leitor vai se sentir diferente quanto a Xander e Ky. Isso faz do livro interessante ou não. 

           O que eu não gostei em "Destino", é que, depois de alguns capítulos a narrativa se arrastava. A personagem Cassia se arrastava. Não acho que todo mundo vá se sentir assim. Não posso esclarecer mais porque soltaria spoilers e não tenho essa intenção, por isso não vou dizer que o livro é ruim. Eu, Marcia, não gostei de alguns rumos que a narrativa tomou, mas tem gente que pode gostar.

           Terminei de ler o livro sem vontade de ler a continuação, "Crossed", embora algo me diga que reviravoltas poderão acontecer. Talvez quando "Crossed" for lançado no Brasil eu já esteja mais esperançosa quanto a Cassia e seus dilemas. Por enquanto deixo 3 estrelinhas e meia para "Destino", e afirmo até debaixo d'água : sou Team Xander ! ;-P

5 comentários:

  1. A "ficção científica" está com tudo no mundo dos chick-lits, né? Tenho lido sobre muitos livros assim, nos quais os destinos das pessoas são controlados pela "sociedade".
    E é muito chato qdo um livro te empolga no começo e vai perdendo o gás. É pior que o inverso...
    Mas fiquei curiosa com o livro.

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito dessa capa, mas li o primeiro capítulo no Livreiro e pareceu bem legal...
    E adorei o nome da protagonista, não imaginava um livro em inglês com uma Cassia hehe

    ResponderExcluir
  3. Eu super quero ler esse livro, e estou com medo de me decepcionar por causa das expectativas altas =/
    Tomara que eu goste mais do que vc rs...
    beijoooos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é show!
    Estou louca pela 2º!
    To ansiosa demais!
    Fiquei tonta com as cenas de ação e com os conflitos!
    E no final!
    Não chorei pq sou forte!
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  5. Marcia, é o seguinte... Eu já li muitas resenhas sobre Destino, algumas em que os pontos negativos eram quase os mesmos, outras, bem distintos.
    Alguns leitores apontaram a falta de posicionamento no tempo e a falta de explicações sobre o porquê da Sociedade ter tomado esse rumo. Na sua resenha em especial, você nos despertou para o “arrastão narrativo” da Ally Condie.
    Bom, eu ainda não li mas quero muito, muito.
    P.S.: Uma resenha que me surpreendeu foi ao do blog Livros, Letras e Metas. Foi o pioneiro em bombardear o livro Destino. (http://livrosletrasemetas.blogspot.com)
    Abraços.

    Jonathan Henrique
    Blog No Mundo de Alguém

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.