terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"A Rainha da Fofoca" de Meg Cabot









Título: A Rainha da Fofoca
Tradução de: Queen of Babble
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2006



   Lizzie Nichols tem um problema. Ela não consegue ficar de boca fechada e sempre acaba se metendo em confusão. Mas parece que dessa vez tudo vai dar certo. Assim que pegar o diploma da faculdade, ela poderá embarcar para Londres e curtir as férias ao lado do namorado inglês. Só que as coisas não saem como planejadas. Ela tem uma monografia pela frente, e basta pisar em solo britânico para perceber que o namorado não é exatamente como ela se lembrava...
   Agora ela está presa em um país estranho com uma passagem que não pode ser trocada nem ressarcida. Mas nem tudo está perdido. Sua melhor amiga, Shari, está no sul da França, ajudando o namorado, Chaz, na organização de casamentos em um castelo do século XVII. Lizzie não hesita e embarca em um trem a caminho do lindíssimo Château Mirac, propriedade de um amigo de Chaz, que, aliás, é um gato. Mas lá, graças a sua incrível habilidade de não fechar a boca, apronta novamente e precisa descobrir um jeito de provar que pode usar sua boca grande para salvar o dia.



    Meu último livro a entrar na caixa de mudança! Bom, agora tô sem nada pra ler até chegar na casa nova. 

   Certamente eu não esperava nada parecido com o que li. "A Rainha da Fofoca" não é um livro muito inocente. Apesar da personagem principal, Lizzie, ter 22 ou 23 anos, ela vive experiências bem diferentes das personagens "teenagers" de Meg Cabot. Ela é jovem, mas está vivendo sua formatura na faculdade, seu namoro com um cara que ela só viu uma única vez, e está disposta a tudo para aproveitar bastante todas as coisas novas que vierem, exceto se mudar para uma cidade grande.

   Lizzie acabou de se formar em História da Moda, mas é tão distraída que não sabia que tinha que apresentar uma monografia de fim de curso. Agora ela "finge" pra todo mundo que realmente se formou e sai em viagem para a Europa enquanto escreve sua monografia pelo caminho. O legal é que antes de cada capítulo, a autora coloca um pedaço da monografia de Lizzie, que é totalmente não-acadêmica, já que ela escreve tudo dando sua opinião e até inventa informações com base no que ela acha que aconteceu durante todas as fases da história. Hilário.

   Bem, Lizzie não é exatamente uma fofoqueira. Já conheci pessoas muito piores do que ela. Na maioria das vezes ela esculaxa as pessoas em pensamento, principalmente no que diz respeito ao que elas estão vestindo. Como  a jaqueta vermelha estilo "Michael Jackson" que seu namorado está usando quando vai buscá-la no aeroporto em Londres. Só faltou a coitada morrer de vergonha alheia, mas ela não falou nada pra ele. Ela abre a boca mesmo é pra falar sobre ela mesma com um completo estranho dentro do trem no qual ela fugiu de Andy, que não era bem do jeito que ela pensava que fosse. Então, quando ela chega no castelo francês - onde sua amiga Shari está hospedada e havia dito que Lizzie poderia procurá-la lá se acontecesse algo errado - começa a dar sua opinião sobre tudo que as pessoas falam. Aí ela se torna um pouco intrometida, mas com boas intenções...rsrs

  Achei o livro picante porque a personagem principal conta sua vida íntima com detalhes. Tanto para o leitor quanto para o tal cara estranho no trem. Ficou tudo explícito demais e eu me assustei, porque sou bem puritana quanto a certos assuntos. Acho que ninguém precisa ficar sabendo de detalhes da vida de ninguém, mas esse tipo de cena é cada vez mais comum nos YA books, só que eu não esperava que em um livro da doce Meg Cabot...hehehe. Entretanto não é nada demais se comparado com as histórias da Marian Keyes, que continuam sendo ótimas com ou sem tais cenas.

  O importante é dizer que Lizzie é uma garota engraçada, e que, torci por ela em cada situação que ela enfrentava. E temos o mesmo vício em comum: Coca Cola Light! Aí que eu gostei dela mesmo.

   Narrativa gostosa de ler, bem fluída, com um enredo diferente, que se passa em lindas paisagens francesas e que vale a pena ser lido.

   CINCO estrelas para "A Rainha da Fofoca", que tem continuação já lançada no Brasil (A Rainha da Fofoca em Nova York), também pela Galera Record.
 

7 comentários:

  1. Olá Marcia!

    Quando vi no twitter que você havia resenhado este livro, corri aqui pro Blog para ler.
    Já que comprei o livro pela Saraiva ontem e eu estou louca para que chegue!
    Com essa resenha então, atiçou ainda mais minha curiosidade.
    Confesso que será o primeiro livro da Meg que leio voltado para o público adulto.

    Espero não me decepcionar!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Tem também coisas picantes em A Rainha da Fofoca? Tem algumas coisas em Ela foi até o Fim, na hora que a personagens está descrevendo a situação caliente, que me deixaram com muito nojo. Espero que esse não me deixe! UAHSUAHSUAHS mas parece ser bacana, porém vou pensar antes de comprar. Os livros da Meg estão perdendo o encanto pra mim :/ Menos Diário de Princesa, eu adoro! como pode? ASUHAUSH adorei a resenha querida (:

    ResponderExcluir
  3. Heey Marcia *-* Ahh, quando li o livro também me assustei um pouco, principalmente naquelas últimas 10 páginas O.o Achei muito tenso a Meg escrever algo tão explicito assim! Mas ainda assim adoro o livro! Acho super engraçado *-*
    Ahh, e eu achei o primeiro livro bem melhor que o segundo, espero que o terceiro seja melhor que o segundo tbm ^^
    Ótima resenha!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Não é meu livro preferido da meg, mas achei bem legal tb. Mais divertido que "O Garoto da Casa ao Lado", o outro adulto dela q eu li.
    Queria que tivesse um filme só pelas paisagens q teriam q aparecer: Um chateau na França!!! \o/

    ResponderExcluir
  5. Márcia!

    CHEGOU o Rainha da Fofoca!!! Não vejo a hora de começar a ler! Vou passar ele na frente de todos que estão na espera! *Curiosidade Mórbida* hahaha
    Só vou terminar 'Strange Angels'.
    Depois te conto o que achei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro da Meg Cabot eu não li, mas adora as séries O diário da princesa e A Mediadora, outro livro dela que também é muito bom é Sorte e Azar e o que eu li de Avalon High eu também gostei.
    Mariana Reis [meumundomeublog.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  7. Uma das coisas que eu mais gosto no livro são as paisagens (que pra mim só empata com as de "Todo garoto tem", tb da Meg, que se passa na Itália), e que a protagonista era uma "recém-formada" com uma monografia pela frente, momento que eu estava vivendo quando li o livro -e apesar de a Lizzie ser nota 0 em "Linguagem acadêmica", os trechos do trabalho de conclusão de curso dela são mesmo hilários!
    O final mais "pesado" tb me assustou um pouco, mas não estraga o livro.
    E concordo com você, ela não é fofoqueira, só bocuda mesmo... fala sem pensar. Talvez não tenha sido a melhor tradução para "babble", do título em inglês.
    Enfim, ótimo texto! O livro é bem isso mesmo...

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.