segunda-feira, 30 de maio de 2011

"A Descoberta das Bruxas" de Deborah Harkness









Título: A Descoberta das Bruxas
Tradução de: A Discovery of Witches
Autora: Deborah Harkness
Editora:Rocco
Ano: 2011


      A pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer com os humanos. Ao descobrir um misterioso manuscrito escondido há séculos, Diana traz à tona um mundo sobrenatural com demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de história está apenas começando. (Divulgação)



          Oi de novo, gente! Hoje vou falar sobre a minha leitura desse livro sobre magia para adultos. Eu esperava algo maduro no quesito magia, mas a verdade é que não tem nada novo sobre o assunto em "A Descoberta das Bruxas". 

              Me interessei pela história da personagem Diana Bishop por ela ser uma jovem americana que cursa pós-graduação em Oxford, na Inglaterra. Imaginei que seria bem diferente de bruxaria adolescente em escolas de ensino médio (não que eu tenha algo contra, muito pelo contrário). De fato, o começo do livro é interessantíssimo, com suas descrições da arquitetura e da vida que se leva dentro de uma Universidade do porte de Oxford. Junte a isso a especialização de Diana em História da Ciência e Alquimia e o livro estava ótimo, prometia ser diferente. Até Diana conhecer um cara, que, ironicamente, é um vampiro. E então estamos de volta ao clichê.

              Uma das coisas que mais me incomodou nesse "clichê", é que como toda boa personagem principal, Diana clamava ser uma mulher independente e feminista, mas, assim que conhece Matthew, o vampiro, passa a ser uma constante donzela em perigo. E o romance dos dois chega a níveis insuportáveis de melação. Aí eu fiquei indignada. Num momento Diana era uma mulher madura, estudiosa, e também uma bruxa com potenciais segredos a serem revelados. De repente ela era uma bruxa perseguida e assustada que só fazia dormir, tomar chá e suspirar de amor. Sério, não estou inventando nada disso!

              Esperei constantemente por novas explicações alquímicas para a magia, por Diana desenvolver seus poderes de bruxa e para saber mais sobre o tal livro misterioso com que Diana entra em contato, mas infelizmente, depois que começa a ser perseguida pelo Conselho das criaturas mágicas (bruxas, vampiros e demônios), Diana pula de uma cidade para outra agarrada ao vampiro "bonzinho" Matthew, que a chama por apelidos românticos e cafonas em francês o tempo todo. Me arrastei pela leitura até o fim do livro, que deixa margem para um segundo livro.

              "A Descoberta das Bruxas" tinha tudo para ser um livro ótimo, mas a autora não soube desenvolver seu enredo. No final do livro tive a sensação de que tudo não passou de um acréscimo constante de personagens para que um segundo livro fosse escrito. Em alguns momentos a narrativa fica maçante e repetitiva, cheia de passagens desnecessárias que só fizeram encher linguiça. Fico pensando em tantos autores que dizem ter seus livros "enxugados" por seus editores, e vejo essa história que realmente deveria ser enxugada, mas não foi.

           Dou 3 estrelas ao romance de estréia de Deborah Harkness, pela sacada inicial de falar sobre alquimia e pela pesquisa histórica, e nada mais. 



13 comentários:

  1. Uma pena que a história não tenha se focado mais em descobertas de alquimia, por ser um assunto interessante e sempre cheio de curiosidades. Acho que hoje em dia todos estão procurando romance em todos os lugares, então acabam deixando as personagens sem independência nenhuma quando se apaixonam na história... Mas acho que pelo menos o comecinho deve ser bom falando sobre Oxford! *-*
    Mesmo assim, se der pretendo ler. Bruxas são ótimas :')

    ResponderExcluir
  2. pô realmente se espera que uma personagem mais velha, fzndo pós-graduação e tal fuja mais desses clichês adolescentes. uma pena, sem contar que acho os livros da rocco caros, acima do valor da média das editoras.

    ResponderExcluir
  3. O fato de ter um vampiro no livro já o tronou clichê, mas o que eu nunca vi foi um romance entre um dentuço e uma bruxa... Será que dá certo? O que você acharia de um morcego voando numa vassoura? (Se última foi de matar, né?)
    Bom, o livro não foi com a minha cara!!!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  4. Tem uma capa tão interessante e o titulo também é chamativo. Que pena que vc não gostou...
    E é a primeira resenha que leio desse livro, já me desempolguei, mas vou procurar mais a respeito pra decidir se leio ele ou não.
    Bjoks
    Por Trás das Letras

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcia!
    Eu indiquei você para receber um selinho. Se você quiser dar continuidade a brincadeira, basta acessar este endereço: http://is.gd/ACUUba.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei instigado a ler, adoro quando o tema é bruxas *-* super gostei da capa. Mesmo com esses 'problemas' no livro, espero não me decepcionar :D

    tudo por um livro - http://issotudoporumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa, te dá muita curiosidade ! Acredita que acabei de ver As Bruxas De Salém !

    Beijiinhos =*
    http://amandatavora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey (:
    Ainda não conhecia direito esse livro, mas parece ser bacana. Gostei da sua resenha (: E sim, essas mocinhas que mudam de atitude por causa dos mocinhos é tenso, não gosto disso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda!
    A resenha também é super cativante =D
    amei

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcia! Será que você não foi muito rigorosa não. Um amor apaixonado e cafona!!! Parece fofo. Vou ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Márcia, primeira vez por aqui, nos comentários.
    Quando vi o título do post, logo me interessei, pois adoro leituras sobrenaturais, principalmente, quando envolvem, vampiros gostosos, bruxas boas em conflito, lobinhos confusos, etc...
    É mesmo uma pena que a autora tenha desenvolvido a história em cima de clichês. Tbm acharia muito mais interessante, se ela falasse mais sobre alquimia, que tenho muita curiosidades, e sobre o tal mistério, mas mesmo assim, se tiver oportunidade leio o livro.
    Parabéns por sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. É mesmo muito difícil encontrar um livro que consiga manter um romance "sobrenatural" sem que a mocinha tenha que estar em constante perigo. Eu sei que as história precisam de conflitos e tudo mais (e eu não li o livro, então pode ser que minha sugestão não faça o menor sentido), mas se a protagonista é uma bruxa ela bem que poderia ser parceira do seu amado vampiro e ajudá-lo a "chutar alguns traseiros", ao invés ter de ser salva todas as vezes.
    E o problema de romance melado é esse, se vc está no clima, tudo bem, acha tudo lindo. Mas se não, a overdose de açúcar é meio indigesta.

    ResponderExcluir
  13. Ai, marcinha.. sério??? Eu tava querendo tanto esse livro, hahaha.. brochei, amiga!

    ps: agora que vi que ainda nao tinha lido essa resenha sua, haha... passa lá no Felizvros, saudade dos seus comentários que eu adoro!

    aaaah, e pode colocar resenha nova aqui.. a senhorita tá mt preguiçosa! hsahahahahaha.. eu gosto das suas resenhas, faça mais!

    beijão!

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/2011/07/resenha-bendito-assalto-domingos.html

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.