quarta-feira, 8 de junho de 2011

"As Vantagens de Ser Invisível" de Stephen Chbosky









Título: As Vantagens de Ser Invisível
Tradução de: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Ano: 2007


     Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. O mundo dos primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. O mundo de sexo, drogas e do Rocky Horror Picture Show, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito. (Divulgação)




        Nas últimas semanas li livros muito bons, mas nem sempre sinto aquela vontade de fazer um post, muitas vezes porque o livro já tem inúmeras resenhas por aí e eu concordaria com as opiniões da maioria delas. Em outros casos eu não sei mesmo como escrever o que eu achei do livro, penso que algumas histórias são simplesmente maravilhosas e dispenso quaisquer comentários adicionais. Depois de ter lido "Questões do Coração" (Emily Giffin -  Lindo!) e "Anna e o Beijo Francês" (Stephanie Perkins - Delicioso!!!), "As Vantagens de Ser Invisível" foi a grande surpresa da semana. 

        Ouvi falar do livro porque ele está sendo adaptado para o cinema com um elenco de deixar qualquer um esperando ansiosamente. Com nomes como Emma Watson (Harry Potter), Logan Lerman (Percy Jackson), Nina Dobrev (Vampire Diaries) e Kate Walsh (Private Practice), o filme está em processo de filmagem e até achei um cartaz que eu não sei se é montagem ou oficial, mas vou colocar aqui:






          Lindo, né? Espero que seja oficial!

       Continuando... Tendo visto comentários sobre como o livro era ótimo, resolvi correr atrás do meu exemplar. Só que para minha decepção eu não encontrava o livro em livraria nenhuma, virtual ou física. A solução foi encomendar, e eu estava disposta a tudo para ler esse livro. E valeu a pena!
       
     O personagem principal, Charlie, é um garoto de 16 anos que narra através de cartas suas desventuras durante o primeiro ano do segundo grau. O único amigo de Charlie até então comete suicídio e, de repente, Charlie começa a prestar atenção em sua própria existência. Sabe aquela antiga frase "Cabeça vazia é oficina do diabo"? Pois então, quando nosso protagonista resolve deixar os pensamentos correrem soltos, o que nasce disso é um estado de espírito bastante bipolar. E Charlie é assim, sensível e forte ao mesmo tempo, mas o que mais engrandece esse personagem é sua inocência diante dos bichos de sete cabeças que aparecem em seu cotidiano. Tudo é descrito com tanta inocência que choca. 

        Charlie nos conta que sua família sabe que ele precisa de ajuda para enfrentar a vida. Ele já tinha ido ao psiquiatra quando uma tia muito próxima faleceu. Depois desse episódio Charlie parece sensibilizado demais. Ele é um garoto que chora quando se emociona e não esconde isso de ninguém. E o mais legal, ele chora com tudo, feito uma mocinha! rsrsrs.  E isso não faz de Charlie um ser humano fraco. Ele presencia coisas muito ruins, e sempre põe sobre elas um olhar cuidadoso e questionador. Mais uma coisa fantástica sobre esse garoto: ele deseja que todos sejam felizes, e deseja de coração. Ele deseja a felicidade da garota por quem está apaixonado, mas que namora outro cara. Ele se sente feliz com qualquer demonstração de afeto vinda de outro ser humano e se emociona facilmente com as pequenas conquistas dentro de sua casa. Sua irmã mais velha está sempre mandando ele calar a boca, mas Charlie fica extremamente feliz quando ela lhe dá atenção. Agora se você pensa que Charlie é a versão feminina de "Pollyanna", não se engane...

       Eu gostaria de contar tudo sobre Charlie, mas acho que essa é uma leitura que cada um deve fazer sozinho. Como o próprio personagem ao descobrir a tristeza pelas perdas, a ânsia por novas amizades, as lições de como as drogas podem ser terríveis e os drogados serem indivíduos que precisam de atenção. Posso dizer que poucos livros mexeram comigo como "As Vantagens de Ser Invisível". Me sinto grata pela narrativa leve sobre temas pesados, e acima de tudo pelo olhar ingênuo e esperançoso de Charlie, que ainda acredita na bondade dos seres humanos mesmo quando os que deveriam tê-lo amado mais optaram por quebrá-lo por dentro. Esta é uma história sobre como se consertar, juntar os pedaços e se descobrir pessoa.

     "Foi uma experiência maravilhosa. É estranho descrever a leitura de um livro como uma experiência maravilhosa, mas foi o que eu senti. (...) E a melhor parte é que peguei o que a autora escreveu e adaptei à minha vida. Talvez seja isso o que significa ser um filtro. Não tenho certeza." (pág. 178)


19 comentários:

  1. Que post lindo, Márcia! Caprichou, hein?
    Amei esse trecho:
    "Charlie, que ainda acredita na bondade dos seres humanos mesmo quando os que deveriam tê-lo amado mais optaram por quebrá-lo por dentro. Esta é uma história sobre como se consertar, juntar os pedaços e se descobrir pessoa."
    O livro parece maravilhoso. Não dá pra não querer ler depois desse depoimento tão apaixonado.
    Parabéns mesmo pelo post!
    E por mais que você se justifique, acho que você deveria escrever mais. Acho o seu blog diferente da maioria, de um jeito muito bom, você dá seu toque especial. Então não ligue se já tem muitas resenhas por aí!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo carinho Mary! Prometo que vou tentar escrever mais!
    bjãooooo

    ResponderExcluir
  3. Que linda a resenha Marcia! Não conhecia esse livro e nem imaginava que um filme estivesse sendo rodado, o cartaz é lindo mais eu acho que é montagem.
    Vou ver se consigo achar esse livro p comprar =)
    beijooos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Vejo que você se envolveu com a leitura... a sua resenha transparecer bem seu sentimentos sobre a história de vida do personagem Charlie... Ah, eu gostei da trama!
    Menina, você é mesmo uma bookaholic, hein!? Quando você quer um livro não a quem nem o quê que te impessa de tê-lo... Fico imaginando você numa competição em que os prêmios fossem livro... (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...)

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  5. Jonathan! Adorei seu comentário! rsrs. Eu corro atrás mesmo, mas nunca ganho promoção! huahauahua
    Recomendo muito esse livro, ainda mais pra vc q é garoto, vai amar com certeza!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Não posso ficar lendo resenha de livros porque sempre quero ler!
    Parabéns pelo review, dá realmente vontade de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  7. Uai, vc conseguiu o livro?
    Não terminei de ler ainda ñ, mas tô quase. O Charlie é um personagem mto carismático, fácil identificar com/gostar dele. Agora, não consigo imaginar como o filme vai ficar, já que tem tanta coisa que é interna do personagem, q ele não contas pra 'ninguém'.

    Faz um tempo vi em algum lugar q o livro foi banido num monte de escolas nos EUA. Acho triste que, ao invés de usarem os vários assuntos do livro prum debate, eles prefiram fingir que ñ existe, né (mas definitivamente é um livro pra Ensino Médio e pra cima, na minha opinião).

    PS: tb acho q o cartaz é montagem, tá muito parecido com o de titanic hehe

    ResponderExcluir
  8. Amei esse livro!
    Que sensibilidade =D
    Adorei!
    Ótima resenha flor!

    ResponderExcluir
  9. Mônica >> Demorei pra achar o livro e ainda tive que encomendar. Uns 20 dias depois eu recebi.
    Concordo com vc que o livro deveria ser utilizado pra debater os temas e não censurado =\

    ResponderExcluir
  10. adorei a resenha e seu blog entrou na minha lista do google reader.

    este livro sempre aparece entre os 10 mais banidos de bibliotecaS nos eua, o que [pra mim] só aumenta o interesse, hahaaha! valeu pela dica, vou atrás!

    ResponderExcluir
  11. LeanMorningstar diz,
    Primeiro, grato pela soberba indicação.
    Realmente o livro parece um dos melhores contos, algo intransponível em imagens e sensações e fiquei muito interessado em ler. Fico-lhe realmente agradecido.
    Depois, gostei do Charlie. Mas não sou como ele. Isso de querer uma bondade universal não me compete, au contraire, acredito mais na indiferença como engrandecimento, quer seja intelectual ou emocional. Charlie me parece viver nos sonhos, diferentemente de viver de sonhos, claro, não posso conceber diferente pelo que li e não vejo a hora de poder ler o livro na integra.

    A bientôt.

    ResponderExcluir
  12. Me deixou morrendo de vontade de ler o livro! Serio mesmo, quero pra ontem. Parece ser excelente. Nunca tinha ouvido falar sobre ele... Mas geralmente os titulos da Rocco sao pouco divulgado mesmo :(

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar do livro e gostei da sua resenha, me pareceu mesmo interessante, mas ainda assim não sei se eu leria... Huahua É pq procuro me afastar dos dramas, pois me envolvo mt facilmente!
    Sobre o filme.. nossa, so gente famosa!

    Bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  14. Oie =)

    Amei a resenha! Fiquei curiosa para ler! Não tinha ouvido falar desse livro ainda...

    Bjs
    @livrosecq

    ResponderExcluir
  15. Ei Marcia! Adorei a resenha!Esse livro parece ser mt legal, adoro histórias pesadas! Já leu "Eu, Christiane F., 13 anos drogada, prostituida"? O nome do livro é ridículo, eu sei. Mas é o livro mais famoso nessas temáticas do mundo das drogas. Eu achei ele mt bom.

    Ps: gostei de ver vc continuando a fazer as suas resenhas, viu? Lindona!

    Beijos da sua fã! hahaha..
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa não era a história que eu imaginava para o livro. E o fato de você ter me contado desse filme com a Emma aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Geente do céu, não conhecia esse livro. Como pode? rs Mas já quero desesperadamente. Vi um monte de comentário legal sobre ele no Skoob. E, nossa, que elenco incrível do filme, né? Esperando ansiosamente. !

    BeeijOs

    http://jeioliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Tenho o livro e estou lendo agora, e posso dizer que uma das melhores narrativas que já li...É forte e ao mesmo tempo tocante, onde um garoto se impressiona facilmente com tudo...Me faz pensar como é ser como ele...

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.