sexta-feira, 4 de março de 2011

"Dezesseis Luas" de Margaret Stohl e Kami Garcia











Título: Beautiful Creatures: Dezesseis Luas
Tradução de: Beautiful Creatures
Autora: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Ano: 2011





   Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece...  Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.






    O primeiro livro da série "Beautiful Creatures" se revelou uma ótima surpresa para mim. Quando o comprei, não sabia nada sobre a série. Não sabia o que esperar, e, talvez por isso tenha sido tão bom descobrir o universo e mitologia criados por Stohl e Garcia.
    
     Vou contar o que me prendeu primeiro ao livro: as lendas dos estados do sul dos EUA. Depois de "Entrevista com o Vampiro" e  "True Blood" comecei a me interessar por como as pessoas nessa região são marcadas pela superstição. E é interessante também como a cultura é tão parecida com a brasileira no que diz respeito a colonização escravocrata, a força das crenças religiosas e da feitiçaria e até mesmo o tipo de clima, quente e úmido.

      Além desses detalhes, a diferença de ter uma narrativa feita por um garoto ao invés de uma garota também chamou minha atenção. Eu queria ver se duas mulheres seriam capazes de sustentar uma narrativa masculina que envolve romance. Tá certo que o Ethan não é nenhum machão, mas a sensibilidade dele não ficou forçada, consegui dar crédito ao personagem.

      Lena também é uma personagem muito bem escrita. Ela tem seus momentos de "Carrie, a estranha", mas fora isso eu a achei fofa demais. Sensível, corajosa, apaixonada. Num momento em que vemos tantas personagens femininas bem escritas nos YA books, Lena tem seu diferencial.

      Acredito que o que torna o enredo e os personagens de "Dezesseis Luas" tão perfeitos é mesmo o embasamento histórico do livro somado a uma mitologia forte. A mitologia consegue envolver o leitor porque ela se desenrola fácil de ser entendida. Com isso não quero dizer que seja previsível, longe disso, mas sim que o leitor consegue ver continuidade e perceber a inteligência injetada na criação da trama. Muitas palmas pras autoras por esse mérito! 

      Um romance com magia branca e negra, vodu, poesia, caça às bruxas, drama familiar, história, velhinhas engraçadíssimas e uma "Sweet Sixteen" nada tradicional! Cinco estrelas pro surpreendente  e ótimo "Dezesseis Luas", um dos muito esperados lançamentos do "Verão Sobrenatural" da editora Galera Record.

5 comentários:

  1. Nossa, que legal esse livro!! Achei bem bacana a resenha, não sei se já comentei com você, mas é só falar em bruxaria que qualquer livro me ganha, hahahaha...

    Beijinhos, querida!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só de ser narrado por m menino já tem um diferencial, né. A capa é linda e a história parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o livro tá parecendo bem interessante.
    Gostei da resenha, "Dezesseis Luas" já está na minha lista *-*

    Bjusss
    http://maisablumer.blogspot.com/
    @MaBlumer

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a lê-lo, já estou na pagina 100!

    Adorei o diferencial de ser um menino narrando, está ótima a forma que desenrola o romance entre os dois, espero que no fim eles fiquem juntos \o/

    E a parte da magia é incrível também :D

    Só um ponto negativo foi a edição que esteve com uns errinhos :/

    Bjus.

    ResponderExcluir
  5. estou louca pra ler esse livro, mais me falta dinheiro... ahuauhua

    ei tem selinho e meme pra vc lá no meu blog... http://up-book.blogspot.com/2011/04/selinhos-e-memes.html

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.