terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Luxo" de Anna Godbersen








Título: Luxo
Tradução de: The Luxe
Autora: Anna Godbersen
Editora: Rocco
Ano: 2009




       Na virada do século XX, as belas irmãs Elizabeth e Diana Holland são as rainhas da vida social de Manhattan. Pelo menos, é o que parece.
       Quando as duas descobrem que sua posição na alta sociedade de Nova York não está nem um pouco segura, subitamente todos - incluindo Penelope  Hayes, uma alpinista social traiçoeira, Henry Schoonmaker, o mais charmoso solteiro da cidade, e Lina Broud, uma criada invejosa - ameaçam o futuro dourado de Elizabeth e Diana.
       O destino da família Holland está nas mãos de Elizabeth, que precisará escolher se vai cumprir suas obrigações ou seguir seu coração. Mas quando sua carruagem tomba às margens do rio Hudson, a garota que vivia figurando nas colunas sociais da cidade é engolida pela corrente gélida. Toda Nova York está em prantos e alguns começam a se perguntar se a vida deslumbrante de Elizabeth se tornara um fardo pesado demais para ela, ou se havia alguém que desejasse que a mais famosa jovem de Manhattan desaparecesse...



        A começar pela capa MA-RA-VI-LHO-SA, "Luxo" foi uma leitura que me conquistou completamente. 

         Os leitores podem ficar com o pé atrás ao saber que é uma história que se passa no ano de 1899, mas eu garanto que a vida dos personagens naquela época não é nem um pouco monótona. Com certeza a autora fez uma pesquisa e tanto sobre os costumes das famílias ricas de Nova York naquele período, mas a narrativa vai além de descrições chatas de paisagens e etc.

         As personagens são tão verdadeiramente pertencentes ao cenário de época, que algumas vezes me esquecia de que a autora é nossa contemporânea. Elizabeth, por exemplo, é uma garota genuinamente boa, mas que se mascara para não afundar dentro da sociedade. E a autora chama muito a atenção para o quão importante era ser perfeito aos olhos da sociedade. Daí vamos conhecer o dia-a-dia de uma garota de 17 anos que por mais gentil que seja, precisa manter seus criados na linha e não deixar transparecer fraqueza nunca.

         Não existe um herói romântico nesta história, e os relacionamentos são praticamente todos baseados em jogos de interesse. Henry Schoonmaker é um boêmio incorrigível que vive com medo de ser deserdado. Penelope Hayes é uma garota ambiciosa e mentirosa que faria qualquer coisa para tomar tudo da amiga-rival Elizabeth. Diana é a irmã mais nova de Elizabeth que sonha em ser livre da opressão da riqueza, mas não faz idéia de como o mundo a engoliria se ficasse pobre.

          Uma nota interessante: não é preciso celulares para que mensagens se espalhem com os mais proibidos conteúdos, pois estes adolescentes do século XIX dão seu jeito perfeitamente. E para quê blogs quando se tem colunistas sociais impiedosos?

          Cinco estrelas para a narrativa perfeita de Anna Godbersen e seus personagens tão vivos. Vale a pena se deixar levar pelo "Luxo" da sociedade novaiorquina de 1899. 

          Keep reading! E comentem, tá? 
          xoxo


18 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, parece ser bem interessante.
    A cada é puro luxo mesmo hauhauahuahaua
    beijocas
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  2. Tb acho essa capa linda, mas o título é tão "simples" q nem me atraiu rsrs Mas que bom q é bom!
    (e Jane Austen me mostrou que fofoca sempre rodou rápido, não importa a época! hehe)

    ResponderExcluir
  3. quero muito ler esse livro e já faz um tempinho, amei a capa dele muito bonita.. parabéns pela resenha..

    ResponderExcluir
  4. Sou louca por romances de época e este parece intrigante e maravilhoso. Está na minha imensa lista de desejos, junto com os outros livros da autora, principalmente Intriga.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com a sinopse do livro e pelo que você contou, é muito bom! Vou adicionar a minha listinha (que por acaso só faz crescer)
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Como o próprio título já diz, é puro "LUXO", adorei a capa e adoro romance de qualquer tipo, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcia.

    Que resenha bacana, o livro me pareceu bem legal! Mais um pra eu ler, hahahaha.. ah, e achei mt fofinha essa casinha de boneca do seu layout!

    Se quiser conhecer o meu blog também fique a vontade, viu? Ele é novinho mas é feito com mt amor, rs. E como a minha principal intenção com ele é conhecer pessoas interessantes que gostem de livros como eu, sinta-se livre pra me seguir e comentar o que quiser!

    Beijinho!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ah, e eu vou seguir seu blog e seu twitter, tá? Pode seguir os meus também, se quiser.

    Beijos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    @maripmelo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por comentar e me seguir! Se precisar de ajuda com alguma coisa do blogspot pode me perguntar, se souber como eu te ajudo!

    Vc tem skoob? Se quiser me adicionar lá, o meu é esse: http://www.skoob.com.br/usuario/297810

    E por que os livros salvaram a sua vida? Fiquei curiosa!

    Beijinho!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, peraí! Hahahaha.. quanta coincidencia junta! Vc mora no ES?? Eu nasci lá, em Vitória, e morei na Praia da Costa em Vila Velha até ter 13 anos!!!

    Beijinho!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, ficou super legal!
    Realmente por saber que é antigo meio que... fico hesitante, no entanto, temos sempre que dar uma chance, fora que minha amiga é fã desses livros, e eles realmente parecem ótimos, primeiramente por causa da capa, x)
    E sua resenha ajudou bastante! *O*

    ResponderExcluir
  12. Marcinha! Ahh, essa capa é maravilhosa né? *-* `ra mim é o que mais chama a atenção no livro! Mas parece que a história não decepciona também! Ele é mesmo como GG? Já vi muitas pessoas dizendo que o livro é um Gossip Girl há 100 anos atrás... mas não gosto muito de GG, dai fico com o pé atras pra comprar o livro :S
    Enfim, adorei a resenha!
    Beijocas!

    EstanteChick

    ResponderExcluir
  13. Lú,
    eu nunca li os livros de Gossip Girl, por isso não posso comparar, mas eu achei "Luxo" uma história na medida certa. Pelo que eu vi da série de TV, Gossip Girl tem uns exageros, mas o livro "Luxo" é ousado porque os personagens são ousados em uma época muito diferente da nossa. Mas a gente imagina que devia ter muita coisa debaixo do pano rolando nos séculos passados, né?
    Espero ter ajudado
    bjoks

    ResponderExcluir
  14. Parece ótimo!!
    Mais para a lista e desejados.

    ResponderExcluir
  15. AMEI a capa! Compraria o livro só por ela :)
    E adorei a resenha, fiquei louca pelo livro...

    Bjus.

    ResponderExcluir
  16. O título realmente não atrai muito, mas pelo que vc escreveu, a história parece muito boa.
    Eu gosto muito de livros históricos que nos levam a uma maior compreensão do período em questão, e esse parece ainda mais interessante pq trata de jovens, que normalmente não são retratados nos livros de História.
    Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  17. Bem legal a resenha! é bom saber o modo de vida que levavam.Será que eles eram mais fofoqueiros?rs

    ResponderExcluir
  18. Márcia, essa série é muito legal!! Já comprei INtriga, mas tá na fila de espera!!

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.