quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Just Listen: A garota que esconde um segredo" de Sarah Dessen











Título: Just Listen: A garota que esconde um segredo
Tradução de: Just Listen
Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol
Ano: 2010
 
 
 
 
 
       Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém.
       Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas: a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia.
      Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem a aprender a falar a verdade, doa em quem doer.
       Ele tem uma missão quase impossível: fazer com que Annabel "Não pense nem julgue. Apenas ouça".
 
 
 
 
 
       É com muito prazer que venho falar deste livro encantador. "Just Listen" foi uma recomendação da minha irmã, a Mônica, que o colocou na listinha de livros que ela gostaria de ganhar. Achei o título interessante, embora temesse que fosse um livro que falasse sobre  música o tempo inteiro. Mas não foi assim. Admito que quando pus os olhos na capa do livro, não gostei. "Que capa mais sem graça", foi o que pensei. Mas mesmo cheia de dúvidas, confiei no gosto da Mônica e comprei o livro.
 
      A história é narrada em primeira pessoa, pela Annabel, a personagem central do livro. Apesar de trabalhar como modelo teen - o que pode nos levar a pensar que ela seja uma garota bobinha - Annabel é uma jovem bastante madura. Isso contribui para quebrar o tabu de que modelos são fúteis. Na verdade, as duas irmãs mais velhas de Annabel também foram modelos, e, de diferentes maneiras, seguiram caminhos de crescimento pessoal durante a história.
 
       Annabel esconde um segredo que a atormenta e impede que ela se relacione com outras pessoas de maneira honesta. Ela não consegue se abrir e deixar os outros a verem como ela realmente é. A maioria dos colegas da escola pensam que ela é uma vadia por ter ficado com o namorado da amiga Sophie, mas Annabel não consegue explicar o que realmente aconteceu. A anorexia crônica que sua irmã Whitney vivia estava na cara, mas Annabel não se sentia capaz de gritar para os seus pais "Vocês não estão vendo que ela está se matando?". Então a garota leva consigo os problemas do mundo.
 
        É quando Owen entra na história. Ele já estudava com Annabel, mas era visto por ela e por todos como um encrenqueiro. Só que, quando Annabel passa a ser ignorada pelas amigas, ela vai se sentar no muro dos excluídos na hora do intervalo. Lá ela começa a prestar atenção em Owen, que está sempre com fones nos ouvidos, e se pega imaginando que tipo de música ele estaria ouvindo.
 
         Quando Annabel entra em uma briga com a tal ex-amiga Sophie, Owen a ajuda a se recuperar e dá carona a ela depois da aula. A amizade que cresce a partir de então é muito interessante. É sólida e não parece haver outros interesses envolvidos. Acho que isso faz com que o leitor torça mais ainda para que Annabel e Owen fiquem juntos. 
 
         Quanto ao segredo de Annabel, a autora vai dando pistas ao leitor ao longo do livro. Então, quando chegamos a conhecer o segredo, ele nos surpreende pela forma com que Annabel lidou com a situação, mais do que pelo fato da "situação" em si.
 
          Eu não posso contar tudo sobre o livro, mas posso dizer que gostaria que ele fosse adaptado para o cinema e até imaginava uma certa atriz fazendo a Annabel (isso eu guardo pra mim, rs). É uma história linda, que mereceu todos os prêmios que ganhou (Booksense Top Ten Pic, ALA Best Book for Young Adults, YALSA Teen's Top Ten). Dou 5 ESTRELAS com muito carinho para esse livro todo especial!
 
         "Don't think or judge. Just listen." (And read!!!)
 
          xoxo
          Marcia 

14 comentários:

  1. Minha primeira impressão foi de um livro bobinho, principalmente por causa desse papo de excluída escolar, mas mudei de ideia quando a garota com anorexia surgiu. Acho esse um tema interessantíssimo, e quero muito ver como uma garota tão "fechada" lida com uma situação desse nível.
    Parabéns pela resenha, Marcia!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e comentário em meu blog.
    O seu tb é mto fofo! *.*

    Estou seguindo e espero voltar aqui mais vezes!
    Bj
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bem interessante, deu vontade de ler! E eu gosto de livros com música, acho um toque legal.
    E achei a capa bem simpática até...

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh, estou louca pra ler esse livro! *-* Parece ser muuuito bom mesmo! Mas a capa é bem sem graçinha né? >.<
    Ahh, depois da sua resenha com certeza vou ser obrigada a comprar!
    Adorei Marcia!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Ei Marcia! Concordo demais com o robledo, o livro me ganhou na anorexia, viu. Se bem que, cá pra nós, tem hora que a gente precisa é de um livro futil mesmo, num é não? Hahahaha.. eu assumo sem vergonha!

    Beijinhos, querida! Continue forte nas resenhas, tá arrasando!

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. aaaah, quero muitão esse livro *-* e eu gostei dessa capa, poxa UAHSUAHUS adorei a resenha querida, muito boa, adorei (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Essa foi a segunda resenha que li sobre o livro e agora estou com ainda mais vontade de conhecer essa história que, pelo visto, consegue ser perfeita.
    Adorei a resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcia, Tudo bem?
    Retribuindo o carinho :D
    Adorei seu blog viu.. Já estou seguindo.

    Nunca ouvi falar desse livro, adorei sua resenha :D
    Parabéns

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez visitando seu blog e tenho uma bela surpresa. Não conhecia este livro e ele parece ser bem interessante. Ótima resenha.

    bjokas

    ResponderExcluir
  10. tenho bastante vontade de ler, mas essa capa não me convence! é muito estranha.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  11. Acabei de comentar em outro blog sobre esse livro. Quero muito! Adorei essa capa, inclusive. <3

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha. Gostei da capa, apesar de muito simplória! hasuhauhsuhas
    A história parece ser boa, espero que seja bem escrito! rsrsrs
    Vou lê-lo assim que puder!!!

    Abraços
    Liz - Rata de Biblioteca
    http://lizzyjenks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gente, já tinha visto esse livro em outro blog, mas não tinha prestado muita atenção. Deve ser uma história bem interessante mesmo e pelo jeito bem aproveitada :D.

    Lá no blog tem sorteio de marcadores exclusivissímos! Huaha. Passa lá pra dar uma olhada, e se gostar, participe! ;D

    http://allstarejeans.blogspot.com/2011/02/1-sorteio-all-star-e-jeans-marcadores.html

    ResponderExcluir
  14. Finalmente, lido! hehe
    Ainda bem q é bom né, senão eu ia passar carão huahuauha
    Mas gostei mesmo, no final dá vontade de dar um abraço na Annabel! E um milagre nesse tipo de livro, ela ñ se apaixonar de cara pelo garoto, me fez gostar ainda mais. Como eu te falei, achei o 'segredo' mto óbvio, mas a história ñ se baseia nele, então ñ atrapalha tb (A editora q ñ precisava ter colocado aquele subtítulo na capa, né...).

    E falando na capa, não achei a pior possível, mas não tem nd a ver com a história, né? Não sou a maior fã da capa americana, mas tem um pouquinho mais a ver.

    O problema foi só q eu terminei o livro com vontade de ter um programa de rádio (mas ñ naquele horário infeliz rsrs)... =)

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.