segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Crescendo" de Becca Fitzpatrick








Título: Crescendo
Tradução de: Crescendo
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Ano: 2011




     A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso... e é seu namorado . O problema é que ele tem sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar.
      Não fosse isso, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família, que acaba de voltar para a cidade. Ainda que na maior parte do tempo ele a deixe furiosa, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que Scott guarda um segredo.
       Atormentada por constantes visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa a se perguntar se há alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Nora quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. É melhor que algumas verdades fiquem mortas e enterradas - do contrário, podem destruir tudo aquilo em que você acredita.






     Primeiro eu preciso pedir desculpas aos leitores do blog por não haver uma resenha de "Sussurro", o primeiro livro da série "Hush Hush". É que quando li "Sussurro" eu ainda não tinha o blog e nem costumava escrever sobre os livros que lia em nenhum outro lugar. Só me lembro que eu queria muito que a série fosse lançada no Brasil e que no geral eu gostei muito do livro. Mas o mais sensato a fazer é aconselhar vocês a entrarem em um dos meus blogs parceiros, que têm links nesta página, e procurar neles uma boa resenha de "Sussurro".

      Agora pronta para falar sobre "Crescendo". Amei que o título do livro não precisou ser traduzido e confesso que esse fato me deixou com mais vontade de lê-lo. A capa também é muito bacana, e acho que transmite bem a idéia de que esse livro está mais centralizado em Nora e seus dilemas. A relação da garota com as decepções pelas quais ela passa é bastante visceral. Entretanto, em alguns momentos esses sentimentos deixavam de ser interessantes e beiravam o exagero. Também é exagero o número de vezes que Nora sai de casa  a qualquer hora do dia ou da noite dando vazão a impulsos. Ficou estranho porque em "Susurro" muito se falava que Nora morava no meio do nada e ela passou muitos apuros no caminho de casa mesmo estando de carro. De repente nada mais parecia importar. 

         Notei também a falta de continuidade em alguns quesitos da vida de Nora, como, por exemplo, o fato dela ter uma doença que a faz precisar tomar comprimidos à base de ferro. Isso parecia importante no primeiro livro, mas em "Crescendo" praticamente não houve menção ao problema. Junte a isso alguns deslizes de tradução que me deixaram pensando "Do que ela está falando?", "Será que eu perdi alguma coisa?". Mas nada foi pior do que sentir a narrativa "desesperada" de Becca. Bom, pelo menos pra mim estava mais pra desesperada do que eletrizante. Tem tanta informação despejada no leitor, que eu aposto que muita gente vai sentir que não está entendendo nada. Eu admito que me senti assim em várias partes do livro. 

         Scott, o novo garoto que deveria ser concorrente de Patch, não é nem metade interessante. Ele e Patch   têm alguns poucos desentendimentos, mas nada tão baixo nível quanto as brigas entre Nora e Marcie Millar.  Marcie também é rodeada de uma atmosfera de mistério durante todo o livro, mas infelizmente sua história não foi desenvolvida em "Crescendo". Ao que tudo indica, os mistérios de Marcie serão revelados no próximo livro da série, "Silence".

         Senti falta de MAIS Patch no livro. Patch é o elemento que dá vida à história de Nora, e também nos presenteia com seu charme e sarcasmo. Nora pareceu-me previsível e "burrinha" no melhor estilo "garota que pede pra morrer" nos filmes de terror. Ela dá mancada o tempo todo e descobre mais dúvidas do que soluções para os seus questionamentos. Vee, a melhor amiga de Nora, continua sendo "chatinha" pra mim. Era para ela ser engraçada, mas pra mim ela não é, e, as inúmeras tentativas de fazê-la mais engraçada ficaram forçadas demais. 

       Não me demorando mais nesse post, acho que ficou claro que o livro não me agradou muito, né? Gostaria de ter visto mais fundamento na mitologia criada por Becca, gostaria que Nora tivesse se divertido mais e chorado menos, e por isso dou 3 estrelas para "Crescendo". Momento de confissão: "Tormenta", de Lauren Kate, está bem melhor na minha opinião ( http://blogdollhouse.blogspot.com/2010/12/torment-de-lauren-kate.html )

6 comentários:

  1. Gente, não podia imaginar! Fiquei assustada com a resenha hahaha menos Patch? Nora burra? Tenso! Preciso do livro, urgente!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não entrei na "moda" dos livros com anjos, mas pelo que li não vou começar com essa série, Hush Hush.

    ResponderExcluir
  3. Marcia, sua linda! Obrigada pelo elogio, viu? Significa muito pra mim, rs.

    Ah, e sobre a sua resenha, ainda não li sussurro, mas tive a impressão pelo seu texto qe essa Nora tem um quê de Bela, hein? Essa coisa de nada mais importar, os conflitos exagerados... elas são similares mesmo?

    Beijinhos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tô lendo o Sussurro, mas assim até desanimo rsrs. A Nora tá até legal, por enquanto. Agora, pode ser meu problema pessoal com anjos (huauhauha), mas tenho mais medo od Patch do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler este.
    Porém me desanima muito saber que o livro está neste nível.
    Como se a Becca tivesse sido pressionada a escrever um livro as pressas e deixou várias pontas soltas.
    Confesso que o mais interessante de Sussuro foi o Patch (Ai meu Deus, o Patch).
    Uma pena saber que ele não está tão 'ativo' neste livro.

    =/

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu post!

    Concordo que faltou mais Patch na história.

    Ele é assim... Sem palavras!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.