domingo, 7 de novembro de 2010

"Ame o que é seu" de Emily Giffin






Título: Ame o que é seu
Tradução de: Love the one you're with
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2008


O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. Até que em uma tarde supostamente comum, Ellen reencontra Leo, aquele que há 8 anos a deixara com o coração partido. Os sentimentos despertados em Ellen neste momento a fazem questionar se a vida que tem hoje é mesmo aquela que sonhara há anos atrás.


Já deixo bem claro que este livro é um romance bem romântico. Não existe nada de cômico na situação de Ellen, a personagem principal e narradora de sua própria história. acho que é esse toque dramático que deixa o enredo tão real. Afinal, encontrar um ex quando se está em um relacionamento estável pode acontecer com qualquer um. Entretanto, Ellen deixa esse encontro casual tomar proporções incômodas dentro de sua cabeça, o que consequentemente afeta o seu casamento.

Acho que é importante dizer que Ellen vem de uma família nada tradicional: ficou orfã de mãe aos 13 anos, seu pai se casou com uma mulher que Ellen não odeia, mas que também não gosta de estar perto, e, sua única irmã não tem nada de estável a que se apegar. Então, Ellen, se sente muito sortuda por ter se casado com um homem que tem uma linda família unida e amorosa, além de rica.

"Ame o que é seu" reflete, na minha opinião, o retrato de uma mulher moderna, independente finaceiramente, bem resolvida na vida pessoal, mas que quando se vê diante de um passado que era pura paixão e descompromisso, começa a achar sua vida atual muito chata. É um livro sobre maturidade, seguir em frente, e com uma mensagem. Para mim o próprio título já diz tudo sobre ser um livro com uma "moral" da história, o que me fez pensar que poderia ser resumido em um conto de duas páginas.

O ponto positivo do livro é a narrativa inteligente da autora Emily Giffin. Emily é uma boa escritora, sem dúvida, mas sua criatividade...
Me peguei imaginando como seria esse livro se tivesse sido escrito pela Marian Keyes. Provavelmente seria tão dramático quanto, porém mais completo e cheio de vida. Um tema sério não precisa ser abordado de maneira maçante e previsível.
 Enfim, para "Ame o que é seu" dou 3 estrelas. Bonitinho mas nada marcante.  :-\

Um comentário:

  1. Ah eu queria muito ler esse livro *-* Acho a capa bacana UASHUAHS Gostei da resenha, ficou bacana (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.