domingo, 24 de outubro de 2010

My First Kiss: "Cidade dos Ossos" de Cassandra Clare

A autora: Cassandra Clare




Esse é o meu primeiro post de comentário sobre um livro. Não vou chamar de "resenha" porque pretendo comentar o que acho que as pessoas querem saber antes de ler um livro sem soltar "spoilers". No caso de uma resenha (metodologicamente falando), não haver "spoiler" seria meio difícil.
Enfim, deixa eu falar sobre o livro!
Cassandra Clare é uma autora que eu considero tão inteligente e criativa quanto J.K. Rowling. Enquanto eu lia "Cidade dos Ossos" não conseguia evitar as comparações. Foi comentando isso com a Mônica Bento, minha irmã, jornalista sempre por dentro das notícias, que ela me contou que a Cassandra Clare escrevia fanfics de Harry Potter. Ah! Isso explicou muita coisa!
Entretanto não penso que Cassandra "copie" o estilo de J.K. Rowling. Eu senti como se tivesse sido apresentada à uma série de livros que será tão boa quanto a série "Harry Potter".
O universo fantástico criado por Cassandra Clare é único. Durante a leitura consegui perceber que foi meticulosamente pensado. A história é verossímil.
A personagem principal, Clary Fray, é intensa e sensível ao mesmo tempo. Posso garantir que não é uma "mocinha" como as demais. E, o cara lindo e perigoso da vez é Jace, que possui um senso de humor sarcástico e delicioso. Então é claro que Clary e Jace têm química...
Entre Simon, o fiel amigo de Clary, Isabelle, uma Caçadora de Sombras muito doidinha, e os demais personagens, gostaria de destacar Alec. Ele é irmão de Isabelle e amigo de Jace. Alec também é um Caçador de Sombras e além de ter uma história "particular", ele e Clary têm um relacionamente interessante e complicado. Pode ser que a história de Alec surpreenda mais nos próximos livros da série.
O vilão da série "Intrumentos Mortais" é Valentim, um psicopata de personalidade nazista. Dá pra perceber que a coisa é tensa. Valentim toma forma à medida que lemos o livro. O que parece um personagem "fraco", vai tomando proporções inesperadas até o final da leitura. É ele quem traz a crise e o incômodo maior à história de Clary e Jace.
A narrativa de Cassandra Clare foi uma das coisas que eu mais gostei. O livro é narrado em terceira pessoa, algo raro nos dias atuais. E Cassandra o fez com precisão. Eu, particularmente, admiro muito uma boa narrativa em terceira pessoa, porque não penso que seja fácil de se fazer. Não percebi furos na narrativa de "Cidade dos Ossos", me pareceu bem "costurada".
Acho que para finalizar, algo que eu amei no livro foi a "adrenalina" desencadeada. Os personagens estão sempre em movimento e são raros os momentos de "calma". Eu não conseguia largar o livro. Queria e não queria que terminasse. E é claro que agora estou morrendo de vontade de ler a sequencia "Cidade das Cinzas", que ainda não foi lançado no Brasil, e que eu não devo esperar lançar, rsrs. Amazon, aí vou eu! Cinco estrelas para "Cidade dos Ossos", de Cassandra Clare, lançado no Brasil pela editora Galera Record.
Então, citando Ke$ha: "My first kiss was a little like this". Espero melhorar minhas descrições e comentários nos próximos posts, afinal esse é só o primeiro. Tô estreiando nisso aqui! :-D
See ya soon! xoxo.

2 comentários:

  1. Não q o fato de eu ser jornalista (?) tenha a ver com a informação rsrs Mais o fato de, né, ser Harry Potter ;)

    ResponderExcluir
  2. Dear, seu extinto jornalístico te faz fuçar a net como ninguém!

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.