quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Menina de Vinte" de Sophie Kinsella




Título: Menina de Vinte
Tradução de: Twenties girl
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Ano: 2010

Lara Lington sempre teve uma imaginação fértil. Agora ela começa a se perguntar se está ficando maluca de vez. Meninas normais de vinte e poucos anos não vêem fantasmas, né? Pelo menos era o que Lara pensava até o espírito de sua tia-avó Sadie, que foi uma jovem dançarina de Charleston com idéias avançadas sobre moda e amor, aparecer misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim tia Sadie poderá descansar em paz.
Além de encontrar a jóia, Lara tem que lidar com probleminhas do dia a dia: a sócia foi curtir um romance em Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem "perfeito".
Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade.


 Assim que terminei de ler o livro vim escrever o que achei dele! Em menos de um mês, este foi o segundo livro de Sophie Kinsella que li. Tinha morrido de amores por "O segredo de Emma Corrigan" e esperava sentir o mesmo por "Menina de Vinte". Acontece que o começo do livro não me animou. Os episódios hilários que eu esperava não apareciam e eu já estava ficando frustrada quando a história deu uma melhorada e tanto. Posso adiantar que as gargalhadas não vieram em grande quantidade, mas a trama ganhou vida, ficou interessante de uma maneira diferente das outras comédias da autora.

 A personagem principal era para ser Lara, mas Sadie, sua tia-fantasma, rouba a cena e algumas vezes me esquecia que ela era um fantasma. Posso dizer que Sadie é um fantasma de personalidade!
 A história se passa em Londres, que neste livro é bastante valorizada, porque Lara é uma londrina apaixonada por sua cidade natal. Isso nos leva a passeios turísticos pela cidade. Além de uma deliciosa descrição de Londres, Sophie Kinsella investiu numa exploração da década de 1920, que são os anos dourados para a personagem Sadie.

 Quando eu pensei que tudo se resumia a Lara encontrar o lindo colar que Sadie tanto queria, a história teve uma reviravolta com a inserção de mistério, investigações e uma surpreendente descoberta sobre a vida de Sadie que influenciaria seus familiares vivos.

  A verdade é que o livro não involve tanto romance. Pareceu-me que a idéia era mesmo reforçar a importância das pessoas, principalmente da nossa família, que às vezes nem sabemos que existem. Lara se permite conhecer a história da vida de Sadie mesmo ela sendo um fantasma apaixonado por tudo de sua época. Lara abriu sua cabeça para conhecer uma menina tão diferente, pena que foi tarde demais. Mas Sadie merecia compensação pelos anos que viveu sozinha, e, até o final do livro, Lara se desdobra para fazer sua amiga-tia-fantasma feliz.

  No final das contas eu também queria um colar como o de Sadie e até tentaria aprender a dançar o Charleston! rsrs.

  Nota interessante: Lara vive um "romance", que começa da maneira mais inusitada que poderia haver. Imaginando a situação, eu ri muito! E até acho que por mais maluca que seja a forma como Lara conheceu o "cara", muitas pessoas já se pegaram pensando "em algum lugar atrás dessas portas pode estar o amor da minha vida", só que ninguém se atreve a tentar...

Dou 4 estrelas para "Menina de Vinte". Vale a pena ler sem esperar que seja como as histórias da "Becky Bloom" ou a maravilhosamente engraçada vida de "Emma Corrigan", todas da mesma autora.

6 comentários:

  1. Gostei da descrição do livro. Pelo que pude entender é um livro com um bom enredo, envolvente e de alguma profundidade no tema. Parabens pelas postagens que ficam melhores a cada dia. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Comentário elogioso do marido... e aí, pode isso Arnaldo? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oioi, eu AMO a Sophie!! Ela é diva demais! Hahaha, enfim, gostei bastante da sua resenha, tbm me surpreendi com as reviravoltas da história, e amei o romance da Lara/Ed/Sadie, a cena do primeiro encontro oficial deles é muuuuito boa hahahahaha, eu chorava de rir!
    O blog está bem legal!
    Beijocas!
    P.S: Aqui é a Lú, dona do EstanteChick. Essa conta do google é beem velha hahaha, claro que faço parceria com seu blog, mas preciso do seu botãzinho para colocar lá no meu :) Ahhh, e já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ainda, mas to querendo *-* a capa é fabulosa e só vi elogios a esse livro até agora. Mas é caro e eu ainda tenho vários pra ler. vai ter que esperar, coitado :/ UAHSUAHSUA boa sorte com o blog (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcia! Ahh, ok, então me avise quando o seu botãzinho estiver pronto ok?? Dai posso colocar lá no blog e você coloca o meu aqui no seu (essa explicação soou estranha pra você tbm??)ahahahh :)
    Beijocas!
    Lú aqui!

    ResponderExcluir
  6. Hey Marcia! Já add seu banner lá no blog :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Não é permitido comentários anônimos neste blog;
Os comentários estão sujeitos à moderação.